Protótipos também na construção – por Milton Bigucci

Protótipos também na construção
Milton Bigucci – 27 de julho de 2015

Muito comum no mercado automobilístico o protótipo chega também à construção civil, aumentando a produtividade, evitando desperdícios com materiais e mão de obra e levando maior comodidade e facilidade aos clientes. É uma solução prática e assertiva, tendo em vista a produção de várias unidades semelhantes no mesmo prédio (os chamados apartamentos tipo).

Mesmo com análises detalhadas para a compatibilização dos projetos (fundação, estrutura, arquitetura, paisagismo, hidráulica, elétrica e bombeiros), utilizando inclusive a tecnologia BIM (Building Information Modeling) que integra os projetos do empreendimento em uma versão 3D, ainda podem ocorrer interferências quase que imperceptíveis, principalmente de instalações hidráulicas e elétricas. Com o apartamento protótipo é possível detectar e corrigir essas possíveis interferências.

A construtora MBigucci foi uma das primeiras no setor a implementar esta inovação no empreendimento Piemonte, em construção na Rua Francisco Hurtado, 30 – B. Saúde/SP. Mais recentemente, em 2015, também foi implementado um protótipo no empreendimento Impactus MBigucci, que está sendo construído na Rua Lombroso, 211 – Parque Jaçatuba, em Santo André/SP.

Como funciona? Após finalizada alvenaria na obra, um dos apartamentos, que será o protótipo, é preparado como se estivesse pronto para a vistoria técnica do cliente, com instalações elétricas e hidráulicas, gesso, forro, caixilhos, pedras, bancadas (ou moldes das mesmas), conforme projeto original.  O apartamento protótipo também é “mobiliado” com moldes dos principais móveis e eletrodomésticos nos tamanhos adequados à metragem do apartamento, para ficar o mais próximo possível da realidade. Começa então a fase de testes técnicos, onde uma equipe de engenheiros, arquitetos, mestre de obra, projetistas, técnicos de elétrica e hidráulica, além do diretor técnico da construtora, fazem diversas simulações, buscando possíveis falhas ou interferências.

Nos testes são verificados todos os detalhes, desde a localização e quantidade de tomadas e interruptores, posicionamento de ralos e torneiras, pedras, abertura das janelas até o local de passagem das tubulações de água e esgoto. Tudo isso já imaginando o apartamento em funcionamento com móveis e equipamentos eletrônicos, pois o objetivo é facilitar ao máximo a vida de quem vai morar no imóvel.

O protótipo auxilia também na agilidade e qualidade da obra, uma vez que é possível quantificar exatamente todos os materiais que serão utilizados nos apartamentos tipo, evitando desperdício e retrabalho dos serviços, pois sana as interferências antes de começar a executar as demais unidades. Além do ambiente interno do apartamento, o protótipo se estende também ao hall das unidades, com validação das prumadas e dos sistemas de abastecimento de energia e água.

O resultado tem sido bastante positivo com economia de tempo, aumento da qualidade, produtividade e consequentemente, da satisfação dos clientes.

mbigucci
Equipe de engenharia da construtora MBigucci em reunião no protótipo do Impactus MBigucci

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *