Experiência Social – por Milton Bigucci

Experiência Social
Milton Bigucci – 18 de julho de 2013

Dias destes, fizemos uma experiência dentro da nossa empresa, convidando os filhos dos nossos funcionários de 3 a 10 anos de idade para passarem o dia inteiro, das 8h às 18h, em nossa sede, onde trabalham os seus pais. Dia útil, em julho, mês de férias escolares, com o nome pomposo de “Acampadentro de Férias”.

Que experiência gratificante ver aquelas crianças vendo onde trabalham os seus pais, brincando com monitores, assistindo filmes, aprendendo a desenhar, fazendo brinquedos com sucata, construindo artesanatos, almoçando conosco, tomando chá, comendo lanche e felizes por conhecer onde trabalham seus pais.

Algumas perguntas para mim: “O senhor é o chefe da minha mãe?” perguntou a menina de nove anos de idade, com toda a sua pureza. Quem é a sua mãe? “É a Thaís”, Ah, ela é muito boa, “O senhor acha?”, Acho. Chamou o irmão maior (dez anos) e falou orgulhosa “Ele disse que a mamãe é muito boa”. “O senhor acha?” perguntou o irmão. Acho, respondi. Os sorrisos deles não têm preço, não têm nada que pague. Foi o que eu senti.

Uma das meninas, subindo no elevador, em direção ao andar onde trabalha a sua mãe, falou para a Roberta: “põe a mão no meu coração e veja como ele está batendo forte. Estou emocionada. Vou conhecer onde trabalha a minha mãe.”

Um pequerrucho me perguntou se eu era o “Mário Bros.”

E muito outros exemplos. Aprende-se muito com a pureza das crianças, filhos de diretores, chefes, escriturários, motoristas, faxineiras etc.

O menorzinho Diego, de três anos de idade, dormiu antes das 17h e a menorzinha Marcela, dois anos, com o rosto todo pintado, não aguentava mais ficar acordada. A molecada toda ficou morta de cansaço.

Com certeza, esta ideia implantada pela minha filha Roberta, será aperfeiçoada para o próximo evento. Foi um excelente exemplo produtivo para os pais, os filhos e a empresa.

Muito mais que uma experiência social é uma experiência educacional. As crianças, com a sua pureza, motivam os adultos e saem motivados, aprendendo que se deve trabalhar para alcançar o que se quer e para poder suprir a necessidade da sua casa e dos filhos.

Aconselho aos empresários que façam essa experiência. Vocês não se assustarão com os resultados positivos. Apenas, aconselho também, que escolham bem os monitores, pois não é fácil segurar a turma, a alegria, a energia e o gás dos pirralhos.

Gostei, vamos fazer novamente.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *