Aos derrotistas de plantão – por Milton Bigucci

Aos derrotistas de plantão
por Milton Bigucci – 25 de junho de 2012

Alguns derrotistas acham estranho eu exaltar o segmento da construção civil no qual estou trabalhando e estudando há mais de 50 anos, dando emprego e moradia a milhares de pessoas. Já são mais de 25 mil pessoas morando no que produzimos. Mas acredito que seja por falta de conhecimento, ignorância pura. Confundem até as coisas mais elementares como vendas com financiamento, com lançamento etc.

Se não vejamos. Poucos sabem que nas obras públicas, dos 50 maiores projetos e obras do mundo, 14 estão no Brasil, com destaque para as obras dos setores de energia e transportes. Hoje somos um país que atrai o mundo para investimentos. Só o PAC – Programa de Aceleração do Crescimento deverá continuar aplicando alguns bilhões de reais em infraestrutura nos próximos anos. No setor privado o PAC nos diz que até 2014 serão construídos mais de 2 milhões de casas populares.

Faz cinco anos que este ritmo forte da construção civil aí está. Só não vê quem não quer ou não entende nada. Se diminuir em algum momento é para tomar novo impulso e adaptar-se a realidade, como falta de mão de obra, estudos de novas tecnologias e tempo de aplicação, inovações, racionalização dos canteiros de obra, tudo para acelerar a velocidade e produzir mais e melhor para atender a demanda. Com certeza, quem comprou imóvel ganhou. Quem passou lá atrás por muitos anos de recessão na construção civil não pode ficar parado hoje, pois o mercado aí está, comprador. Não pode errar o produto e o local. Há alguns casos pontuais e negativos, que não foram bem, mas que servem apenas para confirmar a regra boa.

A construção civil nos últimos anos teve o seu PIB superior ao do Brasil. Está aí para quem quiser ver. Ajudou a melhorar o PIB nacional. O excelente trabalho da Fiesp, o ConstruBusiness 2010, do qual fiz parte como membro do Deconcic, apresentado aos governos, mostra que o Brasil ainda pode fazer muito para o desenvolvimento da nação.

Habitação e infraestrutura devem caminhar lado a lado, entre as empresas privadas e governos.

A busca constante de um grande país, com qualidade de vida do seu povo, passa com certeza pela construção civil.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *