Bigucci deixa presidência da ACIGABC e recebe homenagem como símbolo de dever cumprido

Após 21 anos atuando na presidência da ACIGABC (Associação dos Construtores, Imobiliárias e Administradoras do Grande ABC), Milton Bigucci deixa o cargo de presidente, que será ocupado pelo engenheiro e empresário Marcus Santaguita no biênio 2016-2017.

Em seu discurso de despedida, o empresário Milton Bigucci, presidente da construtora e incorporadora MBigucci, ressaltou:  “Como fundador da nossa querida ACIGABC com vários amigos e parceiros, em 26/08/1988, tive a oportunidade de realizar um grande trabalho, sempre acompanhado dos meus principais vice-presidentes: Armando Luporini Jr. e Milton Casari e excelentes diretores, aos quais agradeço de coração. Após mais de duas décadas ininterruptas, desde 01/01/1995, e várias gestões como presidente da ACIGABC, sempre reeleito por unanimidade sem qualquer voto discordante, decidi não mais me candidatar. Acho que já cumpri a minha obrigação e chegou a hora dos mais jovens assumirem essa responsável função. Indiquei o Marcus Santaguita, um jovem comprometido com a entidade e filho de um grande amigo, já falecido. E o fiz com grande alegria e esperança. ”

acigabcccccccpossedois
Foto: ACIGABC

 O evento de posse da nova diretoria e presidência da ACIGABC ocorreu no dia 14 de dezembro. O novo presidente Marcus Santaguita fez, em nome de todos os membros da chapa eleita, uma homenagem a Milton Bigucci pelo seu legado à frente da Associação durante os últimos 21 anos, entregando um troféu como símbolo de gratidão ao dever cumprido.

Confira o artigo “Dever Cumprido”, de Bigucci, que conta um pouco da trajetória do empresário na ACIGABC:

 “Dever Cumprido – Por um Grande ABC melhor”
de Milton Bigucci

A – Histórico

Como fundador da nossa querida ACIGABC com vários amigos e parceiros, em 26/08/1988, tive a oportunidade de realizar um grande trabalho, sempre acompanhado dos meus principais vice-presidentes: Armando Luporini Jr. e Milton Casari, e inúmeros excelentes diretores, ao longo destas quase três décadas, aos quais agradeço de coração, a todos.

Após mais de duas décadas ininterruptas, desde 01/01/1995, e várias gestões à frente da nossa querida Associação dos Construtores, Imobiliárias e Administradoras do Grande ABC (ACIGABC), no cargo de Presidente da Diretoria, sempre reeleito por unanimidade sem qualquer voto discordante, decidi não mais me candidatar a um novo mandato, embora solicitado a permanecer por vários associados e diretores.

Acho que já cumpri a minha obrigação e chegou a hora dos mais jovens assumirem essa responsável função. Afinal, após meus 74 anos de idade, tenho o direito de passear um pouco.

Participar de uma entidade séria e dinâmica é uma honra. Imagine então presidir sua Diretoria por mais de 20 anos?

Eu tive esse privilégio e orgulho, graças a vocês.

Nunca apareceu alguém que fosse ao menos candidato à presidência. E eu sempre disse que teria o meu apoio.

Agora, no entanto, já passadas 7 décadas de vida, indiquei um jovem, responsável, filho de um amigo já falecido, para me substituir. E o fiz com grande alegria e esperança.

Nesta passagem de comando estou feliz e consciente do dever cumprido. Agradeço a todos os membros da Diretoria, aos associados, Secovi e outras entidades, políticos, ao João Alberto de Mello Rodrigues e sua equipe, à minha esposa e filhos e aos meus amigos.

Escrevi um pequeno resumo dessa nossa passagem:

B- Algumas de nossas realizações

Só para relembrar um pouco do que consta em nossas atas:

-Em 1989 criamos o 1º Boletim Informativo da entidade.

Neste ano, celebramos também convênio entre a Associação dos Construtores de São Bernardo do Campo, o Senai e a Prefeitura de São Bernardo para treinamento de mão de obra específica da construção civil.

-Em 1990 conseguimos a revogação da Lei nº 3091, que limitava a nove andares a altura dos prédios em São Bernardo do Campo.

-Em 10 de setembro de 1990 inauguramos a nova sede social da Associação, na Rua Brasilio Machado, 58 – sala 23 – São Bernardo do Campo. Uma pequena salinha de 30m².

-Realizamos desde 1991 a já tradicional pesquisa do mercado imobiliário, através da qual a imprensa destaca o nosso trabalho e a situação trimestral dos lançamentos, vendas e estoque de imóveis no Grande ABC, que movimenta em torno de R$ 3 bilhões por ano e 8.000 imóveis novos.

-Em 28 de outubro de 1991 fizemos a mudança do estatuto da entidade e alteramos o nome da Associação dos Construtores e Incorporadores de São Bernardo do Campo para Associação dos Construtores e Incorporadores do Grande ABC (ACIGABC), abrindo a entidade para outras cidades.

-Em 1995 participamos da Campanha de desindexação da economia do país, que tanto prejudicou o nosso mercado.

-Em 1996, conseguimos o aumento do gabarito de andares e alterações de vagas em prédios comerciais em São Caetano do Sul.

-Em 21/02/1997 adquirimos a nossa sede própria, uma casa térrea na Rua Java 239 – Jardim do Mar – São Bernardo do Campo. São poucas as entidades que têm uma linda sede própria como a nossa e sem qualquer dívida.

-Em 14/05/2001 inauguramos a ampliação da sede transformando-a em um lindo imóvel com dois andares, um salão de eventos para 150 pessoas sentadas, onde realizamos palestras, cursos para empresários, condomínios, síndicos, corretores, engenheiros, cafés da manhã, almoços, jantares etc etc…

-Em 2015 fizemos uma reforma e manutenção geral de nossa sede social, modernizando-a.

-Participamos ativamente das várias mudanças de leis de zoneamento e uso do solo dos vários municípios do Grande ABC, embora nem sempre tenhamos alcançado o que pretendíamos para a nossa categoria. Algumas vezes perdemos para a sanha arrecadadora dos municípios e outras vezes ganhamos, como em 2005 quando conseguimos com o prefeito William Dib, de São Bernardo do Campo, reduzir o imposto sobre serviço da construção civil de 4% para 2,5%. Reduzir imposto neste pais não é fácil.

-Representamos a nossa entidade em dezenas de eventos, convenções, cursos, e atividades relativas ao nosso segmento em dezenas de locais, entidades e órgãos públicos.

-Realizamos há 10 anos, junto com o Big Riso da MBigucci (grupo de palhaços que trabalham nos hospitais de câncer infantil), um excelente trabalho de responsabilidade social.

-Realizamos três Campanhas do Agasalho para o Lar Escola Pequeno Leão, entidade de responsabilidade social para crianças, com aproximadamente 10.000 peças arrecadadas nos prédios e empresas de São Bernardo do Campo. Fizemos também para eles a Campanha da Páscoa em 2000.

-Realizamos dois eventos do Construindo o Grande ABC no hotel Blue Tree, em Santo André, e um em 22/10/2015 no auditório do Instituto Mauá de Tecnologia, em São Caetano do Sul, com centenas de participantes construtores, engenheiros, corretores e o apoio da Caixa Econômica Federal onde trouxemos inúmeros palestrantes de alto nível, durante o dia todo, com os quais muito aprendemos. Destacamos a presença dos prefeitos Carlos Grana, Luiz Marinho e Paulo Pinheiro.

-Realizamos em nossa sede dezenas de palestras, cursos e eventos para empresários, engenheiros, corretores, administradores de condomínios, síndicos etc…

-Recebemos, em nossa entidade, a visita de prefeitos, deputados, vereadores e secretários, presidentes de entidades como o SECOVI, SINDUSCON, CIESP e outras autoridades da Polícia Civil e Militar, que sempre nos prestigiaram e com os quais sempre mantivemos um relacionamento de respeito e amizade. Nunca nos negamos a ajudá-los com ideias em suas administrações. Recebemos em 2011 até a presença da Miriam Belchior, como Ministra do Planejamento, Orçamento e Gestão, a qual foi por nós homenageada com o 1º troféu “O Construtor”, nos brindando com uma palestra.

-Realizamos desde 1996, quatro Salões de Imóveis no Grande ABC, motivando os empresários e a população para a compra e venda de imóveis.

-Em 2002 criamos o nosso site, o qual foi modernizado em 2010 e é atualizado diariamente.

-Em 2003 realizamos um vernissage com exposição de artes de artistas locais.

-Realizamos dois Encontros “Construindo o Grande ABC” com os sete prefeitos da região para discutir temas do nosso segmento, com a presença de 1200 convidados, em cada um deles, no restaurante Florestal.

-Desde 01/04/2001 representamos o SECOVI no Grande ABC e somos o seu escritório Regional.

-Em 2008 criamos o Núcleo de Novos Empreendedores (NE).

-Em 2009 realizamos seminários para discutir o Programa Federal “Minha Casa, Minha Vida”.

-Em 2012 realizamos o 1º Salão de Negócios para os Servidores Públicos do Grande ABC.

-Sempre administramos dentro da legalidade, com o estatuto de baixo do braço, eleições, prestação de contas, balanços e relatórios, aprovados pelo Conselho Deliberativo, que estão e sempre estiveram à disposição de qualquer associado. Nunca cobramos da ACIGABC um almoço ou um táxi sequer, para exercer a nossa função diretiva.

-Em 26/10/2015, fizemos uma reforma estatutária para modernizar a nossa entidade dentro das regras dos novos tempos.

-Editamos em 2001 a Revista Morar Bem e revistas comemorativas dos nossos 20 e 25 anos de vida da nossa entidade.

-As nossas gestões sempre foram primadas pela qualidade e observância das principais regras de eficiência e legalidade.

-Deixamos um excelente caixa aplicado, uma linda sede própria paga. Não temos qualquer dívida. Lutamos sempre para gerar empregos e reduzir o déficit habitacional.O nosso passado e o presente são a prova viva que o nosso futuro é dos melhores. A semente germinou e deu frutos.

A ACIGABC é uma força viva, graças ao seu trabalho e seriedade. A amizade e o respeito grassam em seu meio. Gozamos de excelente representatividade e credibilidade. A imprensa, a qual agradecemos, sempre nos deu total apoio.

-Em dezembro de 2015 realizamos parceria com a Prefeitura de São Bernardo do Campo – Secretaria de Saúde – e executamos palestras com médicos e construtores com objetivo de evitar a dengue e chikungunya nos edifícios e obras.

C- Desejo

Acho que cumpri o meu dever. Não pretendo me aposentar. Tenho certeza que o futuro de nossa entidade será promissor e de sucesso.

Espero que os futuros mandatários cumpram com denodo, legalidade e vontade as suas funções. Tenho certeza que assim será.

Saio feliz pelo que fiz.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *