Presidente da MBigucci, Milton Bigucci (direita), e diretora da MBigucci, Roberta Bigucci (esquerda), posam para foto sorridentes.

Mulheres no mercado imobiliário

Dia 8 de março o mundo comemorou mais um Dia das Mulheres e, diferentemente de quando comecei na construção civil, há 60 anos (19 de maio de 1961), a participação das mulheres no mercado de trabalho, em especial no nosso setor imobiliário, vem crescendo a cada dia. E que bom, isso é muito importante!

Na nossa MBigucci, em 2020 assim como nos últimos 4 anos, as colaboradoras foram maioria entre nosso capital humano (54% de mulheres). E para isto, há um motivo!

Anos 1960

Minha trajetória iniciou em 1961 no setor de Contabilidade da construtora Itapuã Comércio e Construções Ltda, no Ipiranga/SP. Poucas mulheres trabalhavam na empresa/ramo.

Anos 1980

Em 1983 quando fundei a MBigucci, após 22 anos de trabalho na Itapuã, a participação das mulheres ainda era limitada.

Confesso que em 1984, quando minha filha Roberta Bigucci, pediu para trabalhar na nossa construtora, com apenas 13 anos, fiquei reticente. Ela sempre foi dinâmica e, na época, foi trabalhar em um acampamento de férias e depois foi dar aulas ballet, até hoje pratica a dança. Mas, pouco tempo depois, em 1986, a Roberta já estava trabalhando na nossa construtora.

Hoje, é nítida a diferença da participação das mulheres no mercado de trabalho, sobretudo no ramo imobiliário. Na nossa MBigucci, por exemplo, 75% dos nossos gerentes são mulheres. Nossas colaboradoras também estão em 60% dos cargos de supervisão/coordenação e 84% dos cargos administrativos. Números bem acima quando comparados com o mercado de uma forma geral no Brasil. Segundo levantamento do IBGE (2019), as mulheres ocupavam apenas 37,4% dos cargos gerenciais.

Aqui em nossa empresa, elas atuam gerenciando, dirigindo, com presença, determinação e resiliência sem igual.

Minha filha, Roberta Bigucci, que é diretora na nossa MBigucci há anos e também no Secovi-SP, participa ativamente de vários grupos de Mulheres do nosso setor. Recentemente foi convidada para uma matéria sobre o tema na Veja São Paulo. A edição impressa ainda está em circulação nas bancas (10/03/2021), sendo também possível ler virtualmente clicando aqui (versão assinante) ou aqui.

Muito atuante no setor, a Roberta também foi convidada a falar no portal Imobi Report, leia aqui.

Reflexões que valem à leitura, recomendo!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *