Idosos na moda

Em 26 de julho comemora-se o Dia dos Avós. As minhas homenagens a esse time lutador e vitorioso, que construiu uma família ou viveu só durante a vida. Alguns amargam o abandono, mas a maioria não, felizmente.

As famílias e os amigos são a sua vida e o seu apoio, pouco mais ou pouco menos. Não há regra. Só sei que todos temos o dever de cuidar dos nossos pais e avós, a exemplo de como nos cuidaram quando éramos crianças ou quando nos puseram no mundo.

Os idosos nos transmitem a serenidade, a sabedoria e a alegria de viver, que os tornam úteis ao mundo e a si próprios.

Só o fato de não considerarmos os idosos inúteis é uma grande ajuda para o ego deles que nos ajudaram a crescer, familiares e amigos. Não podem se sentir inúteis e que nada mais têm a nos oferecer. Eles têm uma missão eterna de servir de exemplo.

Projetos novos sempre são bem-vindos, não parem. Parem de se lamentar. Solidariedade sempre. Nunca abandone um idoso, a sua ajuda é fundamental. Física e espiritual.

Principalmente nestes tempos de pandemia, a população do mundo está envelhecendo. É aí que entram os jovens. Não podem esquecer, que se Deus quiser, chegarão lá.

No auge da vida, algumas pessoas empinam o nariz e depois se deprimem por não mais alcançarem os jovens, cheios de vitalidade. A vida é assim, cada um no seu tempo e no seu grupo. Sejam humildes e inteligentes!

O quanto cada um pode ser útil em exemplos e ensinamentos, pela experiência e humildade. A nova geração espera muito de nós. Não podemos desestimulá-los. Vamos à luta, ou melhor continuaremos na luta.

Os idosos não devem aceitar a condição de inúteis que alguns tentam, às vezes, lhes colocar. O seu dever só estará cumprido quando morrer. Nunca antes.

Continuem sendo úteis! Não se esqueçam, quem escreveu este artigo é um idoso de 79 anos, avô de 12 netos, que continua na batalha diária. E feliz!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *