Em busca da liberdade – por Milton Bigucci

Em busca da liberdade
por Milton Bigucci – 02 de março de 2011

Analisando, como sociedade, as revoltas e crises que estão ocorrendo nos países do norte da África e do Oriente Médio chegamos à conclusão de que o povo é carente de liberdade. Foi apenas um país, a Tunísia, se revoltar e o restante dos vizinhos (Egito, Líbia, Iêmen etc) começaram a explodir em tensão social. Passa-nos a impressão que a população estava engasgada com o autoritarismo. Países com ditadores, travestidos de democráticos, começaram a se tornar mais transparentes aos olhos do mundo e ao seu povo. Com os meios de comunicação mais ágeis e mais difundidos, até os povos proibidos de vê-los (internet etc) começaram a enxergar.

A internet age rápido, Será o fim dos Kadafis? A pressão popular será forte o suficiente para derrubá-los ou o volume de mortes amenizará a pressão? Será que as novas repúblicas serão melhores?

O Brasil, país democrático, permite a sua população exercer o poder da liberdade. Podemos não concordar com alguns desmandos, arbitrariedades, porém temos o direito sagrado de não dizer amém a tudo. Dia destes, por exemplo, o Congresso Nacional aumentou os seus salários em mais de 60% e o salário mínimo do trabalhador ficou em apenas R$ 545, por mês, conflitando as duas leis, com exagero e mesquinhez, o povo chiou, porém não conseguiu o seu intento, a sua melhoria salarial. Isso é democracia, embora não concordemos com os fatos. Mas podemos reclamar, cobrar. Em um regime totalitário tudo que não se concorde será considerado uma ofensa ao sistema. Uma afronta que pode ser repelida à força, a arma dos tiranos.

Por isso pregamos eternamente: a democracia é o melhor sistema de vida em sociedade. Podemos concordar e aplaudir ou discordar e exigir mudanças, sem sofrer retaliações.

Muito sangue vai rolar no mundo para acabar com essas tiranias. Alguns governos novos surgirão, alguns até mais prejudiciais ao povo, porém o exercício da democracia, ao longo dos anos, trará uma sensação de liberdade às sociedades, tornando suas vidas mais felizes.

A sensação de liberdade jamais será superada por qualquer golpe de força.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *