É hora de sair do sonho e partir para a realidade – por Milton Bigucci

É hora de sair do sonho e partir para a realidade
por Milton Bigucci – dezembro de 2008

O interior de São Paulo é hoje uma das principais rotas de riqueza do mundo, onde a qualidade de vida somou-se a uma estrutura bem servida em termos de comércio e serviços. Em 2008, a região confirmou sua vocação de “imã de negócios e oportunidades” para investidores e prestadores de serviços de todos os ramos e de toda parte do planeta, e as unidades regionais do Secovi-SP – Sindicato da Habitação, com suas profícuas ações e atuações – globais ou particularizadas -, contribuíram para esse intento.

O ano de 2008 consolidou-se pela luta do setor em âmbito regional, a partir da atuação e aproximação do Secovi-SP com lideranças e representatividades em várias escalas em prol da moradia. O fato se expressou pelo estabelecimento de leis, flexibilidade de crédito e prazos, produção, divulgação e vendas de produtos diferenciados e segmentados, identificação de novos nichos de negócios, enfim, pela instauração de um ambiente favorável, que, embora o fantasma de uma crise externa nos últimos meses do ano – pois bem sabemos que hoje o Brasil, pelo menos no que diz respeito à indústria imobiliária, será um dos países emergentes menos afetados -, sorriram para um ávido mercado comprador espalhado por metrópoles que já compõem uma “mancha urbana” responsável por algo em torno de 40% do mercado nacional.

Os projetos para o segmento de moradia popular no País e no Estado, por exemplo, visam a facilitar o acesso à habitação de baixa renda, e isso é muito nítido no interior. Precisamos de idéias e ação efetiva não só dos poderes públicos, mas também da sociedade organizada, para atender a uma demanda que envolve 20 milhões de brasileiros. É possível ao empreendedor – nacional e estrangeiro – conquistar bons lucros com essa fatia de mercado. Outro modelo que se acelera pelo setor imobiliário no interior é o de loteamentos, que já formam novos bairros repletos de infra-estrutura. Os eventos e iniciativas do Secovi-SP no interior pretendem ventilar estas e outras realidades, trazendo cada vez mais produtos e serviços ao associado local.

Toda essa convergência de acontecimentos nos autoriza a dizer que a indústria imobiliária do interior do Estado tem tudo para se manter equilibrada, fazendo com que o comprador não tenha razões para ter medo, mas sim para aproveitar as oportunidades. Após o susto da crise, o mercado regional retoma seus negócios, e as construtoras investem em lançamentos, facilidades no pagamento e até promoções. Comprar imóveis é um bom investimento e garantia de valorização. É hora de sair do sonho e partir para a realidade.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *